sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Momento nostalgia

Ontem antes de durmir fique um bom tempo pensando sobre a competição no fim do mês.
Fiquei lembrando de todas as etapas do treinamento da Léia, de todas as coisas que não pareciam muito boas e me fazia correr atras de informação.
Mas mais do que isso, fiquei pensando em coisas mais práticas, tipo: o que diabos tenho que levar pra sampa?

Para me ajudar um pouco, tirei da estante meu primeiro livro sobre agility: "The Beginner's Guide to Dog Agility" da Laurie Leach. Lembro que uma menina em um forum me recomendou esse livro quando eu disse que estaria começando. Eu nem tinha a Léia ainda, eu nem sabia se que a Léia seria um SRD adotado da zoonose. Nessa época ainda considerava um Cocker ou um Terrier Brasileiro. Provavelmente ninguem aqui conhece a autora do livro, isso porque ela não tem, realmente, grandes títulos com seus cães, bom, pelo menos não fala nada sobre isso em seu livro. Mas o livro é ótimo e folheando ele novamente percebi como ele foi importante pra percepção do agility que tenho hoje.

O primeiro capítulo chama-se "Falling in love with agility" e o quarto: "Keeping it positive".
Provavelmente são os dois capítulos mais importantes do livro.
Técnicas de treinamento dos obstáculos em si é a parte fácil do agility.
Já começar o esporte com a mentalidade de querer sempre me divertir, proporcionar um bom passatempo pro meu cão e fazer isso sem utilizar de métodos aversivos, foi o que fez toda diferença para mim.

Quantas coisas importante que aprendi com esse livro: A ter paciência, ser consistente e que o cachorro não é burro, ele aprende qualquer coisa desde tenhamos competência e habilidade para lhe ensinar.

Esse livro não fala absolutamente nada de trajetória.
Um pouquinho sobre condução, explicando rear e front crosses (Não o suficiente, na minha opnião, para um iniciante aprender a fazê-los).

Mas aprender a amar o esporte, respeitar meu cachorro, tornar todo treino uma brincadeira, ter paciência, consistência e treinar, realmente, meu cachorro, foi como se isso tudo fosse o fundamento para um futuro condutor de agility, da mesma maneira que treinamos fundamento com um filhote futuro agilista:
Tornou todo o resto mais fácil.

Um comentário:

VAL disse...

Luuuuuuuuuuuu!! Copia esse livro pra mim??
Qdo chegar aqui eu te pago, ou deposito na sua conta se vc quiser.
Ppppppppleeeeaaaseeeee?

;o)