sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mais do mesmo

Continuando o post a baixo, essa semana aconteceu um trágico acidente no Sea World. Uma das orcas acabou matando uma das treinadoras mais experientes deles.

Não quero entrar no mérito, como já entraram vários outros textos que li sobre o assunto que isso era esperado ou coisa parecida. É uma coisa trágica para a família da moça.

Lendo comentários, de novo, de pessoas leigas sobre o assunto Treinamento, vejo o quanto imagem negativa se tem do adestramento dado a esses animais. Vale lembra que todo adestramento positivo com uso de marcadores (clicker) nasceu a muito anos atrás quando a Karen Pryor adaptou pesquisas em Behauvorismo para o treino de golfinhos em um parque no Havai. Quem não leu ainda, eu recomendo o "Reaching the animal mind", aonde ela conta toda essa história.
Uma das coisas que ela disse não ter feito como sugerido os protocolos de laboratório foi a ideia de que se deveria deixar o animal treinado com uma porcentagem a menos do seu peso ideal, para que ele se interesasse pela recompensa. Ela disse que não fizeram isso pois deixar um golfinho ou uma baleia com peso baixo poderia ser perigoso para sua saúde. Disse também que se os animais que não recebessem a sua quantidade diária nos treinamos, recebia o restante no fim do dia. Os animais não passavam, e nem passam, fome, assim como nosso cães não o fazem mas os comentários de quem não entende ainda são voltados para isso. As pessoas acham que passam fome, que só recebem comida se fizerem "os truques frívolos anti-naturais", que até para receberem cuidados médicos tem que fazer truques (!!!).
Sinceramente, a qualidade de vida desses animais seria bem pior sem os truques. Não teriam estimulação mental, não seriam um grande atrativo, parques ganhariam menos dinheiro então não invertiriam tanto em seus taques, cuidados, treinamento, pesquisa e doariam menos para causas ambientais.
Eu gosto do Seaworld. Nem todo mundo assiste o Discovery channel e o que eles fazem de atrairem um grande publico, colocando as pessoas em contato com esses animais e sensibilizado-os sobre a necessidade de protegê-los, é bastante válida.
Vale lembrar que não se capturam mais Orcas hoje em dia, as baleias são renovadas devido aos nascimentos em cativeiro.

Lista de orcas presente em aquarios. Última Orca capturada foi em 1992. Antes dela, 1987.

Enfim, um trágico acontecimento que trás a tona todo tipo de concepção que as pessoas tem sobre treinamento positivo.
Um risco que, acredito eu, todo que trabalham com esses animais sabe que correm. Afinal, ainda se deve respeitar o fato que são os maiores predadores da Terra.

Abaixo, um vídeo que nos lembra disso: Um pelicano pousa em um dos aquarios do Seaworld e é devorado pelas baleias. Achei fantástico.

http://www.youtube.com/watch?v=52o5yV6G7tY

Update! Pequeno texto no site da Karen Pryor falando o que eles acham sobre o incidente. Estou grata em saber que minha opnião não é única no mundo :)
http://www.clickertraining.com/node/2839

Nenhum comentário: