quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Adestramento é contra a natureza dos cães"

Bom, hoje estava vendo um vídeo de uma adestradora de fora. O vídeo foi postado fora do contexto "adestramento" então todo o tipo de comentário leigo surgiu. Alguns deles falando ou sugurindo que sentiam pena do cachorro, pois ele estava sendo escravizado.

O vídeo em questão



Eu já cansei de ouvir gente falar que NUNCA adestraria seu cachorro, pois é algo que vai contra sua natureza. Geralmente são pessoas leigas em adestramento, mas que gostam de cães. Não quero generalizar e dizer que todos são assim, mas já cansei de ver esse tipo de argumento em foruns de protetores.

E digo aqui, de novo, o que eu respondia a todos eles:
Adestramento não é mecanização do seu cão. É uma das melhores coisas que você pode fazer por ele pois você aprende a se comunicar de uma forma clara e objetiva com seu cão. Principalmente no adestramento positivo. Pra essas pessoas, eu recomendaria o "Reaching the animal mind" da Karen Pryor, onde ela fala várias vezes exatamente isso.
Os verdadeiros Encatadores de Cães são os treinadores por reforço positivo.
Com reforço positivo nossos cães aprendem a se comunicar com a gente. É uma linguagem que pra eles é nata, e depois que nós também aprendemos, o vinculo de comunicação está feito.

Mas a hipocrisia rola solta nesse mundo. As pessoas dizem que ensinar truques é contra a natureza do cão, você está escravizando e blablabla. Aprendam a ler a linguagem corporal dele e tente ver sinais de estresse em um cão treinado com clicker. Não acho que a vida dos escravos era tão boa. E, no final do dia, pergunte pra essa pessoa que que ela faz quando o cão late, rouba comida ou qualquer outra coisa? Possuem a filosofia de que isso é contra a natureza deles, mas também o plano de fundo cultural que temos que mandar, que somo superiores aos cães. Gostam, querem proteger e salvar, mas ficam numa EXTREMA ignorancia quando a estimulação mental e qualidade de vida psicológica de um cão.
Só relembrando, falo dos Protetores porque já cansei de discutir isso com alguns, obvio que não tenho a visão pessimista de que todos sejam assim. Donos normais também são igualmente estranhos nesse assunto. Trabalhando adestrando cães dos outros, já vi alguns donos que dizem que ama, chamam o cão de filho, bebê, amor, que seja mas na hora de adestrar eles preferem que você enforque o cão porque "Ah não quero que você treine com comida não, porque quando eu sair pra passear com ele, não vou levar comida e também não quero ficar escravo disso". Não tem a MENOR dor na conciência de ver o cão levando tranco pra aprender a andar junto ou sentar. E diz que ama, dá abraço, aperta...

Ainda no tópico da hipocrisia, saindo do adestramento. Em discurssões sobre criação já cansei de ver gente achando cruel, nazista, o quer que seja, a seleção que os criadores fazem com os cães. Geralmente essas pessoas são cheias de "boas intenções", cruzando sua cadelinha com o cachorro do vizinho para dar um filhotinho aos amigos. "Mas eu não vou vender, eu vou doar. Quem vende cachorro tá vendendo uma vida, é cruel, vil, desumano, venda de cachorro deveria ser proibida". Então aquele criador de vacina, dá ração de boa qualidade, estimula mentalmente os filhotes e faz todo quanto é tipo de teste genetico nos pais é "vil e cruel" enquanto que a pessoa leiga que mal muda a alimentação da mãe durante a gestação, mas não vende os filhotes, é uma pessoa boa? No fim das contas, a moral depende dos olhos de quem vê.

Enfim, voltando ao tema do adestramento, enfatizando de novo:
Adestramento, principalmente o positivo, melhora a sua vida com seu cão pois os dois aprende uma linguagem em comum.
Você não precisa simular mordidas, colocar seu cão de barriga pra cima ou qualquer dessas coisas estilo "Cesar Millan" para se comunicar com seu cão. Basta entender os conceitos de Reforço positivo e aplicar em seu cão da forma correta.
Quando os dois, cão e dono, entendem, a conexão é linda e duas e quatro patas caminham juntos, um ajudando ao outro, na mesma direção, com orelhas em pé e sorriso na cara.

7 comentários:

Tula Verusca disse...

AMEIIIII o Texto, mas confesso que te achei revoltada... tipo um desabafo!!!!
Conto os dias para podermos treinar!!

Luíza disse...

aiouehOAUEHUAHEu é a TPM xD Tbm não vejo a hora de voltar a treinar minha aluninha mini favorita!

Marcela / Nina disse...

Eu sempre relaciono um cão com uma criança. Da mesma forma, ambos devem aprender, devem ser educados para dessa forma, serem mais felizes. Se a pessoa é contra "ir contra a natureza do cão", então ela nem deve comprar o cão, pois no momento em que ele entra em uma casa, já está indo contra a natureza dele :p Mande ela tirar o filho da escola e deixar ele pintar as paredes com canetinha também, afinal, não podemos ir contra a natureza das crianças!

Sara Favinha disse...

Ótimo assunto Luíza, acho que vou colocar seu link lá no blog... tá?

Luíza disse...

Claro Sara, fique a vontade :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.