sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comandos?

Ok, ok, dei uma pausa nos estudos hj pra explorar a cozinha e ler mais um capítulo do "Reaching the animal mind".
Em uma parte do livro ela fala um pouco sobre a diferença entre comandos e "cues". Não me lembro de existir uma tradução pra cue no jargão do adestrador brasileiro, lembro apenas de comandos. Chamarei de sinal.
Ela fala um pouco sobre a diferença entre os dois e por que ela não chama os seus sinais nos treinamentos de comandos, pois comando traz aquela noção de ordem, de impossição, enquanto que o sinal seria apenas uma sugestão. O animal não é obrigado a fazer o que deveria fazer ao receber o sinal, mas não o fazendo ele perde a chance de ser recompensado.

Pois bem. Esses dias estava conversando com alguem sobre o 2on2off da Léia, de por que eu estou re-treinando ele de uma forma diferente. Depois que li essa parte do livro me dei conta do que realmente me incomodava no comportamento antigo: Era um comando, não um sinal.
Em provas vejo mtas pessoas dizendo "cobra" em relação as zonas, e isso é uma coisa que não quero pra mim, ter que estar lá do lado do cachorro dizendo "ZONA! ZOOONAA!", já de corpo abaixado e postura tensa.
São duas coisas que me incomodam nesse tipo de comportamento: a velocidade do cachorro diminui mto e o acerto da zona fica mto dependente de mim. Francamente, eu sou lerda, descoordenada e estou fora de forma. Pra que vou deixar algo tão essencial para um EZ dependente tão fortemente de mim?

3 comentários:

Carol E. disse...

AHHHH, esse livro é maravilhoso!!! Estava no finalzinho e o perdi!! =(
Estou inconsolada até agora.


Mas eu concordo com o que vc diz Lu, os pressupostos estragam tudo!! Assim como comando, tem a 'mardita' da liderança que é toda trocada por causa do que vem pré-entendido por ela!

Eu não acredito em liderança, nem em comandos. Acredito exatamente no que você disse, mostrar ao cão o que se espera dele e dar um bom e prazeroso motivo para ele fazê-lo.

Carol E. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Just Agility disse...

Concordo plenamente

Pressionar um cão para fazer seja o que for é errado ... pode resultar , mas mais cedo ou mais tarde o cão vai errar

seja qual for o obstaculo, ele tem de ser ensinado não a pensar unicamente nos proximos 2 meses mas sim nos proximos 5 anos

o cão faz porque sabe o que esta a fazer, porque gosta do que esta a fazer ... so assim vamos conseguir retirar o maximo do nosso cão e acima de tudo divertir-nos em pista

o tempo da pressão no agility ... isso acabou