quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Capacidade máxima?

Vivendo no mundo em que vivo, as vezes escutos coisas que estralam na cabeça.

Um dia conversando com um amigo, um adestrador, sobre um outro adestrador. Esse segundo cara tem um Pit Bull treinado que sabe vários truques, uma graça.
Enfim, conversando com ele, ele me solta: "Ele é um bom adestrador. Problema foi que ele pegou um cachorro capacidade de 2gb e quis colocar 4gb, 8gb, nele." olhou pra mim e completou: "Num é não? Pitbull você ensina, senta, deita, junto, fica e olhe lá."

Bom, preciso nem dizer que não concordo. Alias, o cachorro está lá para provar o meu não concordo. Ele pode até errar em alguns truques, mas observando o dono dele é fácil saber porque. Falta reforço na hora certa. A velha história: Seu cão é um reflexo de sua habilidade como adestrador.
Dizer que é culpa da raça é pensamento simplista.

Eu ainda acredito que mais que raça, mais que linhagem, mais do que qualquer outra coisa, o treinamento é a parte mais importante na capacidade de um cão aprender.

Quem tem capacidade limitada são os adestradores que pensam que raça em limite, que nem HD de computador.
Por favor neh...

6 comentários:

Fabiano Estigarribia disse...

Acho que algumas raças são limitadas pra certos esportes. Bulldogue Inglês pra corrida, dachshund pra salto em altura, hehehe. Falando em truques a limitação é a paciência dos adestradores.

Boa Luiza!

Carol E. disse...

A limitação só é física e não impõe limites ao campo de atuação do cão só aos resultados comparados. :)


Boa Luiza! [2]

Maria Valladares disse...

Eu até acho que existem limites sim. Por exemplo, como limite de temperamento, que frea um ótimo cão por ter medo do público. Limites físicos, como o Fabs citou. Limites médicos, como eu já sofri na pele. Mas, no entanto, com certeza nenhum limite é mais atravacante do que a capacidade do treinador! Isso é FATO!

Sara Favinha disse...

Treinamento é habilidade mecânica, já dizia nosso amigo Bob Bailey. Partindo disso, os adestradores é que são descoordenados. Falta de prática ouuuuu de coordenação neural... hihihihi

Carol E. disse...

É que também Lu, esse é um treinador de 2gb, você fica esperando um treinador de 4gb ou de 8gb. Você está pedindo mais do que o HD deles permite!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.