terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Shaping Success

Um livro que a muito espero pra ler e que finalmente chegou, o Shaping Success da Susan Garrett.

Susan Garrett é pra mim uma das melhores adestradoras que já coloquei as mãos em material de leitura. Adoro o blog dela e a maneira como ela se relaciona com seus cães. Só pelo título do livro dela conter Shaping já sabia que seria interessante e estou adorando.

A primeira coisa que ensinei a Léia por meio de shaping foi a entrar na caixa de transporte. Antes eu tinha um certe receio a respeito de shaping, pensava que demorava muito, que seria muito complicado, que um click errado pudesse levar todo o trabalho por agua a baixo e tals, mas depois de ler o "Don't shoot the dog" da Karen Pryor, resolvi tentar. E confeso que me apaixonei pelo processo.
Logo, a ideia de ensinar agility por meio de shaping me deixou muito curiosa.

Hoje lendo uns posts antigos do blog da Susan vi um post muito bom, que resume uma coisa que sempre digo aos meus amigos quando eles vem perguntar se tal raça é dificil de adestrar ou quando vêm reclamar de problemas que tem com seus cães: O seu cachorro é tão bom quanto você o faz bom. Nenhum cachorro nasce treinado, mas todos os cachorros e todos os animais nascem aptos a serem ensinados por meio das leis da aprendizagem. Fazer um bom uso disso ou não vai de cada um.

Sem mais a adicionar, deixo o link do post, recomendo a todos lerem naquelas momentos de frustração no treinamento com seus cães. É realmente de se pensar.

5 comentários:

Sara Favinha disse...

Excelente post Luíza!
Nós também caímos de amores pelo shaping, e sim, é muitoooo rápido!

Camila Sakavicius disse...

Olá!!

Mto legal o seu blog!! Vou "aparecer" por aqui mais vezes... rsrsrs

E eu engrosso o coro: shapping é MUITO legal!!! hehehe

Beijosss

Anônimo disse...

Muito interessante esta raça Papillon, nunca tinha ouvido falar dela. Conhece algum criador no Rio de Janeiro? Tem alguma indicação para conhecer melhor a raça? Qual a idade do Renê?

Luíza disse...

Olá Cris!
Para mais informação sobre a raça recomendo esses sites:
http://www.papillonclub.org/
http://www.papillonclub.co.uk/
http://www.showpaps.com/
http://www.braylorspapillons.com/

Aqui no Brasil soh tenho conhecimento de dois criadores:
www.salatino.com.br
www.maisondella.com.br (criador do Renê, inclusive vc pode vê-lo no site:))

O Rene está com 1 ano e 9 meses agora :)

Qualquer duvida me addicione no msn:
jeena_colin@hotmail.com

Unknown disse...

keru mais posssssssst!