domingo, 18 de janeiro de 2009

Obstáculos caseiros

Enrolei pacas pra materializar esse post, mas já fazem alguns meses que fiz uns saltos bem simples pra treinar a Léia nas horas vagas.

Pra fazer cada salto, utilizei 3 metros de cano de PVC, 4 T's e 2 prendedores de papel. Cada jump desses sai por volta dos R$12,00, no máximo. Comprei também fita adesiva colorida pra decorar e cap's pro acabamento. Os 3m são dividos em 4 pedaços de 20cm, dois de 50cm e 1 de 1,2m.

Com fiz:

Peguei dois T's e colei eles com cola própria pra PVC assim:


Nas duas entradas horizontais da esquerda coloquei dois pedaços de 20cm de PVC:

Na entrada vertical entra um dos pedaços de 50cm:

Agora é só pegar um dos prendedores de papel como esse:


E prender na altura desejada para o salto:


Agora só fazer isso duas vezes e vc tem isso:


No final fica um salto perfeitamente desmontável e suficiente para treinar um cão midi:


Tadááá:



A desvantagem é que é frágil, cachorro derruba a vara, cai tudo pro chão. Pra resolver isso existe a alternativa de utilizar a entrada restante do T para colocar uma barra de apoio, mas aí vc vai precisar de mais de 3m de PVC pra fazer um salto:



Recentemente me arrisquei a fazer um Slalom também. Como era uma coisa meio experimental, comprei material suficiente para fazer um com 6 varas. Na verdade, quando terminei de fazer o de 6 varas vi que não ficou muito bom, então fiz um de 2 e um 4, assim ficou mto mais fácil de guardar e a sustentação melhorou.
Usei, então, pro Slalom de duas varas: 4 T's, 1 pedaço de 50cm de PVC, 4 de 25cms e 2 de 1m.
Pro Slalom de 4 varas: 6 T's, 3 pedaços de 50cm, 4 de 25cms e 4 de 1m.
Claro, dá pra fazer as varas menores e utilizar bem menos material.
Colei, para cada um deles, 2 pares de T's da mesma maneira que fiz com os saltos e depois montei dessa maneira:


Agora, soh colocar as varas na entrada vertical do T e pronto:



E agora tudo junto (E tudo torto por conta da Léia):


A base de 4 varas cabe no cantinho do meu quarto, e apesar dela ser desmontável eu tow querendo colar ela por que é muito chato montar a base toda retinha toda vez que vou treinar.
Já adianto, esse slalon segura a Léia, mas não acho que ele segure um cão mais bruto.

O resto todo dos equipamentos cabem debaixo da minha cama, super prático pra mim pois moro em apartamento :)

Agora, pra finalizar, um video do nosso treino hj:



:)

9 comentários:

Anônimo disse...

Ola .... gostei de ver . Tambem tenho uns saltos em pvc que um amigo meu fez ... muito bons e totalmente desmontaveis
se quiseres ver fotos estão no meu blog just-agility.blogspot.com

mas deixo-te umas ideias
- os prendedores , podes cortar os T ao meio e depois é so encaixar !!
- como os teus cães são midi , não precisas que as barras sejam tão altas !!, aqui podes poupar . no slalom igual
- tambem podes fazer um slalom de espetar , com uma vara, colocas uma uma tampa e depois compras um ferro que se chama varão roscado ( aqui em portugal é assim que se chama ) , é um ferro que tem rosca em todo lado . fazes um furo na tampa , metes o varão e prendas com uma porca e colas a tampa . feito . claro antes tens de cortar o varão hehe

gostei do teu blog , continua

abs

Hugo

Unknown disse...

Muito legal seu site e sua ideia. Tambem sou de BSB e estava louca para colocar meu poodlezinho hiperativo para se exercitar com o agility, mas nao sabia como...vc ajudou muito.
Estou juntando uns aumigos para montar um circuito e treinarmos juntos. Talvez precisemos tirar umas dúvidas com voce.

Abraços e parabéns pelo site e pela ideia e iniciativa

Patrycia e Dartanhan

Luíza disse...

Olá Patrycia! Que bom que gostou! se quiser trocar mais ideia me adicione no msn: jeena_colin@hotmail.com

Ainda falta muito isso aqui em brasília, juntar a galera q gosta e tem interesse no agility e tals, enton boto a maior fé em fazer isso ^^

Malu Centin disse...

Esses obstáculos vão ser úteis para mim :)

Luíza disse...

Olá Malu!
Que bom que gostou! Fico muito feliz ^^

Jeferson Bonifacio disse...

Procurei bastante um jeito de fazer meus obstaculos caseiros(que fica mais barato do que os que compramos prontos em lojas especializadas) agora com esse blog ficou mais facil de montar os meus obistaculos pra treinar meu cachorrinho da categoria midi.

Unknown disse...

Goste muito.Parabéns!
Siga meu blog
Espero que goste
Aqui tá o link

http://bordercollie-lala.blogspot.com.br

Unknown disse...

Achei legal os obstáculos, uma ótima opcao!!!

Ana Cristina disse...

Gostei muito do como fazer obstáculos caseiros. Vou tentar e seguirei seu bolg. Parabens. Vá em frente.