quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Saúde: Peso ideal

Há uma certa tendência dos donos de deixarem seus cães sempre para o lado mais gordinho. Todos nós sabemos que a obesidade não é exatamente saudável, e isso se aplica aos cães também.

Escore Corporal para cães: onde o seu se encaixa?
É importante fazer um controle da alimentação do seu cão e deixa-lo sempre esbelto. Isso é especialmente importante para cães grandes em fase de crescimento e para cães atletas. MUITO importante para cães atletas.

A Helen King, uma especialistas em estrutura canina para cães de esporte dos EUA, uma vez postou em seu facebook como ela gosta de manter seus cães atletas: 

Poodle da Helen, em condição atlética perfeita.

Para muitas pessoas, isso é um cão magro. Eu já concordo com a Helen, que quando pensamos em cães de agility temos que visualizar o corredor de maratona: esbelto e cheio de músculos.

O agility é um esporte de GRANDE impacto, por isso é especialmente importante deixar seu cão sempre em forma. Peso extra é força extra nos ombros, articulações e coluna, que pode com o passar do tempo causar danos.

*Evite forçar que o cão coma. Ofereça a refeição, espere alguns minutos e retire o pote, tenha o cão comido ou não. Com o tempo seu cachorro aprende que ele tem horários fixos para comer, aprendendo a dar valor na comida. Toda vez que você "ajuda" seu cachorro a comer, você pode estar fazendo com que ele coma alem do que precisa e tornando-o dependente de você para comer.

*Faça exercícios físicos regularmente com o seu cachorro, mas tenha cuidado com os filhotes! Filhotes nunca devem ser forçados, por mais que pareça que eles estão bem, forçar exercício em cães na fase de crescimento pode ser extremamente prejudicial para suas articulações. No caso de filhotes que façam agility, tenha bom senso, nada de fazer o filhote saltar, subir ou treinar o slalom. Aproveite a ótima fase da infância do seu filhote para treinar fundamentos! 

*Tenha cuidados especiais com cães obesos ao praticar exercícios físicos: Trate eles como se fosse filhotes até perderem um pouco de peso. Assim você evita que as articulações fiquem sobrecarregadas durante o treino.

Ofereça sempre uma comida de qualidade, em quantidade suficiente, e exercícios físicos para os seu cão. No próximo post vou falar um pouco sobre condicionamento físico para cães de agility.

Um comentário:

Miguel disse...

Excelente post, Luiza. Muito importante divulgar.