segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Com que idade iniciar o treinamento?

Essa é uma pergunta que é feita com frequência pelas pessoas que me procuram e a resposta correta é: Assim que o filhote chegar em casa.

Não espere seu filhote começar a ter problemas, faça um treinamento preventivo desde cedo! Ensine truques, educação e faça uma boa socialização, sempre com muitas recompensas e de forma divertida!

Aqui um vídeo de um filhote fazendo uma série de truques com apenas 9 semanas de vida!



Truques ensinam seu filhote a te ouvir, respeitar limites e é uma forma de passar tempo de qualidade com o seu filhote, então, quando estiver planejando brincar, passear ou apenas ficar algumas horas dando atenção ao seu filhote, lembre-se de incluir pequenas sessões de treinamento na sua interação com ele, você não irá se arrepender!

"Mas meu veterinário/O criador/O cara do pet/Outros treinadores me falaram que o treinamento só deve começar depois dos 6 meses."

Isso foi uma informação perpetuada devido ao fato que antigamente o adestramento era feito principalmente com o uso de aversivos, ou seja, trancos na coleira. Essa forma de treinamento feita muito cedo em um filhote (E, na nossa opinião, em cachorros de qualquer idade) pode trazer traumas e não ser efetivo, por isso se tem esse conhecimento popular de que cães só podem ser adestrados com 6 meses. Mas pense bem, você não esperaria seu filho ter 7 anos para lhe ensinar as regras da casa certo? O mesmo se aplica aos cães. A educação deve ser feita desde que o filhote chega em casa.

Reserve 5 minutos de cada dia para ensinar algo ao seu filhote, seja uma regra da casa ou um truque, seja paciente, persistente e bastante positivo que estará no caminho certo para uma convivência agradável com seu cãozinho :)

Um comentário:

Just Agility disse...

Não existe idade ..... porque o treinamento é desde que nasce até que morre

;);)