quinta-feira, 14 de junho de 2012

Welcome to puppyland!

Post para introduzir meu filhote mais novo, o High!


O High é um misturinha, filho do meu Uno com uma Australian Cattle Dog, e um filhote muuuito gostoso de treinar! Super esperto e destemido.

Farei uma série de post sobre a educação dele, que podem ajudar alguem que também esteja com filhote novo a ter um cachorro bem educado no futuro :)

Acho que a primeira coisa que meus filhotes aprendem aqui em casa é que nunca recebem atenção quando estão pulando. Eu fiz isso com o Uno também e é super díficil, afinal quem não resiste à uma carinha dessas pulando e querendo carinho? Mas o filhotinho cresce, vira um cão de 20kgs, e chega aquela situação que você está pronta pra sair de roupa arrumada e vem o maluco e pula em você. Sempre pense no futuro quando você olha pro seu filhote: O que ele faz de gracinha hoje pode não ser algo que você queira que ele faça quando adulto. Então seja consistente. Se seu cachorro pula em você porque quando ele era filhote você achava lindo, sinto muito mas foi você quem ensinou :)

O High nesse ponto é bem espertinho, já aprendeu que ganha as coisas sentando, o que é um ótimo comportamento alternativo para o pular, então ele senta quando chego, senta para receber a comida, senta para sair pro jardim, para tudo, é bem fofo.

Começamos também nossos trabalhos com o clicker, High já está aprendendo a oferecer comportamentos e lidar com a frustração da falha. Todo dia fazemos uma pequena sessão de shaping.
Veja como é animado esse menino:



Ter um filhote novo sempre dá trabalho, mas com um pouco de dedicação é sempre possível ter o filhote mais educado do mundo :)


4 comentários:

Fabiano Estigarribia disse...

Pow, eu gosto que o cachorro pule em certos momentos, mas não sempre. Então normalmente ensino a pular.

Como quase nunca me arrumo pra sair não tenho esse problema. haha

O problema do dog pular nem é quando você é a vítima. Quando é outra pessoa fica muito pior.

Luíza disse...

Quando é nas visitas eh ainda pior! rsrs! Com o Uno por exemplo, ele nunca pula em mim, mas quando era filhote os amigos achavam liindo ele pula, meu pai tbm e o ex namorado da época. Então hj ele sabe mto bem em quem pode pular, pula forte e com as patas da frente duras, uhahaha
Imagina se as pessoas não reclamam? Eu nem faço nada, por que cansei de avisar quando ele era filhote xD

Mas os meus podem pular tbm quando eu chamo, mas eles recebem tanto mais recompensa no chão que acabam não pulando a não ser que eu insita muito, hahah

Aline Marilac Gabeira disse...

Lindinho demais! Eu nao sabia que ele era o filhote da escapadinha do uno! hehehehe

Miguel disse...

Muito bonitinho. Irmão da Glee, né? Show esses doguinhos.