sexta-feira, 22 de junho de 2012

Puppyland - Corte de unhas

Como introduzir seu filhote ao corte de unhas

Para acostumar nossos filhotes ao corte de unhas utilizamos muitas e muitas recompensas, um petisquinho bem gostoso, para associar pro filhote que a hora de cortar a unha é agradável e não assutadora.

Alguns filhotes possuem uma sensibildiade maior ao toque das patas que o High, que é relativamente tranquilo quanto à isso, contúdo tem mais dificuldades em ficar um tempo muito grande parado no colo.
É importante notar as reações do seu filhote, e sempre se dedicar mais ao que ele tenha mais dificuldade, seja o toque nas patas, seja o cortador de unhas ou o ficar no colo.

Nós primeiro ensinamos o filhote a cortar a unha assim no colo para depois fazer o mesmo procedimento com ele deitado, quando ele for adulto. Com cães de raças pequenas, o corte de unhas pode ser feito sempre no colo, meso na idade adulta.

Os passos são:

1- Recompensar o filhote sempre que ele relaxar no seu colo.

2- Recompensar o filhote sempre que você tocar em suas patas. Caso o filhote seja mais sensível ao toque nas patas, recompensar diversas vezes para apenas um toque leve. Faça isso com todas as patas. Quando o filhote estiver acostumado com o toque, seguro a pata durante alguns segundos e recompense.

3- Introduzir o filhote ao cortador de unhas. Mostrar o cortador ao filhote e recompensá-lo. Essa é a única etapa que não existe no vídeo, pois já tinha feito esse trabalho previamente com o High.

4- Cortar uma unha e recompensar! Sempre recompensar após cada corte de unha. No caso do high, essa foi a parte que mais tivemos dificuldade, devido ao tempo que ele tinha que ficar parado até eu chegar com o cortador na unha.

O que você nunca deve fazer: Repreender o filhote por nao ficar quieto, falando HEY ou Não ou chacoalhar o filhote. Ensinar o corte de unhas dessa forma apenas faz com que o cachorro tenha mais e mais medo do corte, e dificilmente ele será um cachorro totalmente relaxado na hora do corte no futuro; Segurar as patas do filhote com força quando ele tenta tirar ela da sua mão. Ao invés de segurar com mais força, segure levemente mas não retire a sua mão. Quando o filhote se acalmar imediatamente recompense! Lembre-se que as unhas dos cães são vascularizadas, então corte sempre a ponta, nunca a unha inteira. Acidentes acontecem, como aconteceu comigo no vídeo onde acertei a veia em uma das unhas do High, mas ele estava tão relaxado que nem sentiu.

Esse treino pode ser feito com o clicker, o que acelera o aprendizado do filhote e é muito mais fácil de ser feito com duas pessoas: Uma para segurar, clickar e recompensar o filhote e a outra para tocar as patas e fazer o corte. Com não pude contar com a ajuda de outra pessoa, mostrei no vídeo como se faz o treino sozinho.



Bons treinos!

2 comentários:

VAL disse...

Excelente Luiza!! Parabéns!!!

Vívian Razel disse...

Caramba, o High está muito graaandeee e fofo!!!!
E o que era o gato kkkk!