segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Drive por brinquedos

Um conselho que vejo da Susan Garrett inumeras vezes: Se você quer que seu cachorro se interesse por brinquedos, você tem de estar genuinamente interessado em brincar com ele.

Eu tentei inúmeras vezes aumentar o drive da Léia por brinquedo, mesmo ela tendo mais do que suficiente drive para comida, isso porque existem formas interessantes de recompensar com o brinquedo que com a comida as vezes complica um pouco. Sem contar que a interação que você tem com seu cachorro quando brinca de cabo de guerra com ele é muito diferente de quando você lhe entrega um petisco.

Então eu tentava, e tentava, e tentava, e algumas coisas funcionavam. Por breves segundos, alguns dias, mas nunca em situação de alto stress ou distrações, sempre apenas em casa.

E eis que chega o Uno, com toda sua maluquice direcionada a tudo que se move. Aprender a brincar com ele foi muito fácil e é muito divertido! Jogar bola, frisbee, cabo de guerra, brincar com garrafa pet...

Assim, esses objetos começaram a se tornar interessantes para os outros dois! Episódios do Renê roubando brinquedinhos do Uno começaram a ficar frequentes. Renê sempre queria o brinquedinho que eu estava brincando com o Uno, não importava quantos ele já tinha roubado, levado pro canto dele e deitado em cima.
Eis que um dia estou no treino, jogando frisbee pro Uno e do nada pula uma Léia de boca aberta no frisbee! Linda! Quando ela era filhotinha eu tinha até comprado um frisbee de pano para ela, mas nunca gostou muito dele. Imaginem a minha surpresa.

Claro que ela ainda prefere o petisco, mas meu interesse genuíno em brincar despertou nela o que eu tentava a eras fazer, sem muito entusiasmo :)



4 comentários:

Fabiano Estigarribia disse...

Cara, isso é muito engraçado. Os meus dogs todos brincam legal, mas é difícil as vezes pra alguns aprender a brincar porque o dono não sabe também.

Nos meus dogs, alguns eu dou uns tapinhas nas paletas e eles ficam P da vida.

Fabiano Estigarribia disse...

cliquei em publicar, mas continuando, hehe.

...ficam P da vida e com mais gás, porém a Guíça por exemplo prefere umas beliscadinhas de leve pra ativar o drive.

Dogs malucos.

A Goda que come tudo que vê pela frente na hora de brincar não gosta de comida, só faz com brinquedo.

Rodolfo Montanha disse...

Minhas Brincadeiras frequentes com Zequinha que tem um mega drive pra brinquedos, tambem serviu de estimulos pros meus outros cães. Hoje uso bastante isso pra motiva-los e tenho tido ótimos resultados.

Daniel Nakamura disse...

O Cookie tem essa doença aí! Esse tal de drive por brinquedos...rs