sexta-feira, 19 de março de 2010

O que separa o joio do trigo?

Bom, essa foi uma semana de reflexões.
Eu sou uma pessoa ansiosa e desde que fiz meus planos para esse ano, planejei com cuidado tudo que iria fazer.
Mas essas coisas que planejei são coisas técnicas. Quero falar hoje de outra coisa.

O título do post: o que separa o joio do trigo? Ou, o que separa os praticantes do agility em bem sucedidos ou não?

E tenho pensado muito nisso, primeiro pela cão que vem vindo, segundo pelos meus dois cães que já estou treinando.
Renê me surpreendeu TANTO esses últimos meses. Eu tenho que agradecer algumas pessoas que me escutaram em momentos de EXTREMA frustração com ele, muito obrigada a todos!
Acho que poucas pessoas teriam investido nele como estou fazendo, afinal, deixar o cachorro viver sua vida de pet e pegar outro é muito mais fácil.

Eu acredito em uma coisa, piamente, sobre o título do blog: Se VOCÊ, que é o dono e vive com o cachorro todo dia, não acredita que seu cachorro pode ser o melhor cachorro do mundo, provavelmente ele não será.
Pra mim, Agility é sobre cumplicidade, paixão e sintonia entre cão e dono. Acho fundamental confiar em seu parceiro, assim como tenho certeza absoluta que nossos cães confiam na gente. Nossos cães não ligam se não zeramos a pista e, tirando os casos em que o dono sai bufando, também não se importam de eliminar. Eles querem se divertir e no final das contas é isso que importa.

Um dia desses me falaram que talvez eu não seja a melhor condutora pra Léia, que talvez não fosse justo continuar com ela quando ela talvez fosse bem capaz de ganhar mais com outra pessoa. O que eu pensei, é claro, que qualquer pessoa que conhece bem a Léia sabe que ela prefere estar comigo do que com outra pessoa (A excessão do tairã, pq ela AMA o tairã ^^), e que pra ela as medalhas não importam, as medalhas só importam pra gente, os EZs, os mundiais, o A&C, os Opens europeus, só pra gente.

Na minha sincera opnião, o que eu acho que você precisa fazer para ser o trigo: Acredite em seu cachorro e tenha conciência de que ele é infinitamente paciente com nossos erros. Treine seu cachorro de forma positiva e agradável, lembre-se que agility não é trabalho pro seu cachorro. ESCUTE as pessoas. Eu acredito PIAMEMTE que todo mundo tem algo de importante pra nos ensinar, não importa se é iniciante ou g3. Não seja esnobe, lembre-se da frase: "É o que você aprende depois que você sabe de tudo que realmente conta". Faça de tudo para que seu cão tenha a melhor saúde possível e quando for escolher um filhote, escolha um de pais equilibrados e que tenha uma boa estrutura para o agility. De NADA adiante um cachorro cheio de drive se seu corpo não aguenta seu espírito. Tenha objetivos tangíveis, não fáceis, mas tangíveis a curto prazo. Ao invés de ter o objetivo de terminar em primeiro ou zerar a pista, tenha objetivos como acertar as zonas, entradas de slalom, condução. Quando você tem obejtivo de treinamento claros, os objetivos de resultados vem como consequência. E, mais importante de tudo, divirta-se.

Agility is fun.

Always.

9 comentários:

Vívian Razel disse...

Muito bom esse post Luíza!!! Esses dogs são o máximo por nos aguentar hein? Eles fazem agility por nós! Temos que agradecer a eles sempre!!!

Patricia Patatula disse...

A D O R E I, obrigada por partilhar suas reflexões, enchem meu espírito neste momento tão difícil para mim no agility!

Seo Kuka disse...

Texto que resume o essencial para ser um vencedor no agility.
Cumplicidade com seu parceiro ciente de que ele é o principal protagonista e merece todo o respeito, medalhas e troféus, principalmente pela sua dedicação para que nós nos denominemos campeões quando, na realidade, SÃO ELES os reais vencedores.

Helô disse...

O verdadeiro espirito do agility!! Parabéns pelas palavras bem colocadas! bjo

Daniel Nakamura disse...

Muito bacana o texto, Luiza.
Tô pensando em um dia começar a fazer agility com o Cookie, mas com o intuito de nos divertir mesmo, e para aproveitar a energia que esse vira-lata tem.

Depois, passa na no blog dele:

http://sitedocookie.blogspot.com/

Just Agility disse...

Grande post Luiza.

Quem erra somos nos, os cães querem é divertir.se e agradar os donos

parabens

Tula Verusca disse...

Caracas Luiza,
Vc foi tão sincera nesse post que dá pra ver sua sensibilidade.
Vc me fez marejar!!! Eu marejei nao so meus olhos.

Beijos.

Tula

Carol E. disse...

Lindo post Lu!!

E eu acredito piamente que é isso que separa o joio do trigo!
Mesmo que sejamos o trigo apenas para nós mesmos e para ninguém mais, o que importa é nos sentirmos o trigo! E isso é muito mais fácil quando se pensa na dupla comoum todo!

Sara Favinha disse...

Muito bom Luíza, vou colocar lá no blog tá?