sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cabo de Guerra

Estava agora mesmo observando a Trix, minha border collie nova, e o Argus, um hospede que está aqui fazendo reabilitação comportamental, brincando no jardim, eles estavam fazendo a maior farofa com um pedaço de papelão, cada um pegando em uma ponta e puxando, correndo pelo jardim inteiro. Tem gente que diz que cabo de guerra não é uma brincadeira boa de fazer com seu cachorro. Tem gente que diz, e ai eu concordo, pra não incentivar dois cães a brincarem de cabo de guerra entre si, pra não gerar tensão e conflito.

Então os dois estavam brincando, e sempre que o Argus soltava o pedaço de papelão, a Trix se aproximava dele com o papelão na boca, oferecendo para que ele pegasse de novo, da mesma maneira que ela faz quando brinca de cabo de guerra comigo. Muito interessante.

O cabo de guerra, com as devidas regras, é uma brincadeira de cooperação, e não é uma brincadeira de conflito, de dominância, de "vamos ver quem ganha o prêmio", e é extremamente benéfica para a relação cão-dono, observadas as 3 regras básicas: mordeu a mão, acabou; pedi pra soltar e não soltou, acabou (Claro que você deve ensinar o filhote a soltar antes); por favor sente (ou faça qualquer outra coisa) pra gente começar a brincar.

E detalhe para a brincadeira entre dois cães: na hora que percebi que a brincadeira entre o Argus e a Trix ficou muito exaltada, redirecionei os dois para outra coisa. Fique sempre de olho, evite conflitos.


Um comentário:

Solange disse...

Argus lindo... obrigada, Luiza, pelo carinho com ele.