segunda-feira, 23 de julho de 2012

Introduzindo a coleira e a guia

Para muitos filhotes, a primeira vez que eles usam uma coleira e guia é uma experiência estressante e muitas vezes traumatica. Muitos filhotes aprendem desde cedo que eles devem fazer força contrária à pressão da guia, o que pode ser tornar um problema de cão puxador de trenó mais pra frente.

Abaixo do vídeo de como introduzo a coleira e a guia para os meus filhotes.

Primeiro faço um círculo com a coleira e induzo o cachorro a passar a cabeça por ela, com um petisco, e recompenso. No caso de um peitoral, induzo ele a colocar a cabeça no local correto. Faço isso algumas vezes para só depois mexer no fecho. Fecho a coleira, recompenso e imediatamente tiro. Repito isso algumas vezes até conseguir fechar a coleira e também passar a linguetinha que sobra pelos anéis.

Depois disso deixo o filhote com a coleira e brinco com ele, brinco de correr, de tug, de lutinha, qualquer coisa que o filhote goste.

Depois introduzo a guia, prendo o mosquetão na coleira e recompenso. Tiro o mosquetão e recompenso. Super simples :)



Já no vídeo faço um pouco do treino de não puxar na guia com o High: Recompenso ele sempre ao meu lado e quando ele puxa mudo de direção para poder recompensar ele novamente ao meu lado. Fiz rapidinho esse exercícios pois já estávamos fazendo o treino de coleira a alguns minutos.

Em quanto tempo seu filhote se acostuma a usar a coleira e a guia? High teve apenas uma sessão de 15 minutos, 15 minutos que podem prevenir stress, xilique e muito trauma na vida do seu filhote, além de já colocar ele no caminho certo para um bom treino de guia.

O importante com filhotes é sempre prevenir os problemas de comportamento. Bons treinos :)

Nenhum comentário: