quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que fazer pelo bem estar do meu cão


Quando tratamos de bem estar canino, existem algumas coisas fundamentais, ao meu ver, que todo dono pode e deve fazer pelo seus cães.

Alimentação e saúde

Um dos pontos mais importantes para a saúde do seu cão, afinal assim como somos constantemente lembrados de que nossa saúde e bem estar depende muito do que comemos, não é diferente com os cães.
Entre os dois primeiros meios de alimentar cães com qualidade estão as rações industrializadas Super Premium e a Alimentação Natural. Enquanto que na primeira temos a praticidade, tanto de não ter que preparar, se planejar, nem de termos que estudar e a dispensa de acompanhamento profissional, na segunda temos, ao meu ver, uma alimentação mais rica e saudável, sem a presença de aditivos, com alimentos frescos que sofreram poucos processos industriais, portanto com mínima perca nutricional.


O que não deve-se fazer para alimentar os peludos: Complementar a ração sem acompanhamento de um veterinário nutricionista ou um zootecnista; Inventar uma alimentação caseira, sem estudo prévio ou acompanhamento de um profissional qualificado; oferecer chocolate, cebola, ossos cozidos, doces, açucares, entre outros; Oferecer mais comida do que o seu cão necessita. Cães são animais glutões por natureza, logo é muito fácil que se tornem obesos se o dono oferecer uma quantidade exagerada de comida.

Acompanhamento no mínimo anual no veterinário também é um das coisas mais fundamentais que você pode fazer pelo seu cão.


Exercícios

Outro ponto muito importante para a qualidade de vida e saúde de cães. Cães são animais feitos para caminhar longas distâncias todos os dias, a procura de alimentos e, infelizmente, hoje em dia é muito comum ver cães que possuem pouco ou nenhum exercício em sua rotina diária, bem como cães obesos ou com sobre peso.

Cães com sobrepeso devem passar por uma reeducação alimentar, lembrando-se sempre que cães saudáveis geralmente possuem um grande apetite.

Exercício, contato social e estimulação mental
O exercício deve fazer parte da rotina do seu cão, seja ele caminhadas, pratica de esportes tais como Agility, frisbee ou o simples jogar de uma bolinha, mas deve sempre respeitar o desenvolvimento e as capacidades físicas do seu cão. Antes de começar alguma atividade, faça um check up veterinário para excluir a possibilidade de doenças tais como cardiopatias ou doenças articulares.

Estimulação mental

Esta é uma das necessidades mais negligenciadas, ao me ver, ao animais de companhia hoje em dia. Estimulação mental significa cansar o cão mentalmente, seja por atividades desafiadoras, que o façam pensar, ou por enriquecimento ambiental ou por meio de contato social.
Uma das formas mais comuns de estimulação mental para os cães são os passeios. Andar com seu cão não é apenas importante para que ele faça as necessidades na rua, mas ao entrar em contato com pessoas, cheiros e sons diferentes o cão é estimulado mentalmente. Por isso os passeios são tão importantes.

O adestramento, desde que positivo, também é uma ótima forma de estimulação mental. Ensinar ao seu cão truques de forma positiva e divertida, bem como fazer a educação básica dele dessa forma cansa o cão mentalmente, fortalece os laços entre cão e dono e torna convivência mais harmoniosa.



Kong
Por fim, o enriquecimento ambiental consiste em deixar o ambiente em que o cão vive mais interessante e desafiador, seja por meio de brinquedos inteligentes, tais como os Kongs, ou por meio de brincadeiras tais como esconder a comida pela casa, jogar a ração na grama ou até mesmo pela disponibilidade de "brinquedos" que possam ser destruídos, tais como bichos de pelúcia ou caixas de papelão. Os cães adoram, isso satisfaz as necessidades deles de destruir e torna o ambiente menos entediante.

Socialização e contato social

Cães são animais sociais por natureza. Um cachorro que vive apenas no quintal ou no canil, sem nenhum contato com outros cães ou pessoas não é um cão saudável ou feliz.
Encontros com outros cães ou pessoas em passeios, parques caninos, day cares, todos são oportunidades de contato social para o cão.

Alem disso, filhotes devem ser socializados. Socialização significa acostumar o cão com estímulos que ele possa encontrar no futuro, então é muito importante que os donos no período de socialização façam com que  filhote tenha contato com o maior numero de pessoas, cães e situações possíveis, sempre de forma positiva e divertida, e respeitando os limites do filhote.



Os cães possuem necessidade diferenciadas das nossas, que vão alem da tríade Carinho-Comida-liderança. Entender, respeitar e prover pelas necessidade de caça, contato social e estimulação mental, juntamente com o cuidado pela saúde, alimentação e exercícios tornam a vida do seu cão completa, e a convivência muito mais pacífica.

Um comentário:

Marjorie disse...

muito bom o post, acho que o estimulo mental é o que as pessoas menos fazem com os seu cães, mais por não saberem do que por falta de tempo ou outras coisas.